Rhythm & Soul: Arte brasileira ocupa Berlim com ritmo e resistência

Exposição Rhythm & Soul / Ritmo e Alma - Arte Contemporânea Brasileira no 68projects by KORNFELD
Exposição Rhythm & Soul / Ritmo e Alma – Arte Contemporânea Brasileira no 68projects by KORNFELD - Foto: Andrea Katheder

A exposição Rhythm & Soul acaba de desembarcar em Berlim para provar que a arte brasileira é puro suco de emoção e força política. Ocupando o espaço da 68projects by KORNFELD, a mostra reúne nomes de peso que traduzem o pulsar das ruas e das matas do nosso país.

Com curadoria de Tereza de Arruda, o evento foca no ritmo como uma forma de estar no mundo. Certamente, o prestígio da mostra é confirmado pelo apoio institucional da Embaixada do Brasil em Berlim e do Instituto Guimarães Rosa, que chancelam a importância desses artistas no exterior. Por isso, as obras de nomes como Francisco de Almeida e Rafael Baron tornam-se manifestos visuais necessários.

Uma mistura explosiva de gerações e estilos

Além disso, a mostra promove um encontro geracional que é de cair o queixo. O mestre Heitor dos Prazeres surge como a referência histórica, conectando o samba urbano com a vibração contemporânea de Panmela Castro. Dessa forma, o público berlinense consegue enxergar as feridas e a beleza de uma nação em constante transformação.

Da mesma maneira, a identidade afro-brasileira ganha destaque com os trabalhos de Lia D. Castro e muSa Michelle Mattiuzzi. No entanto, a exposição vai além e abraça a cosmologia indígena com Ehuana Yanomami e Joseca Yanomami. É uma verdadeira aula de diversidade cultural que serviu muito conceito no exterior.

O Brasil que resiste e brilha na Europa

Rosilene Luduvico, Sol, 2009_Oil and glitter on canvas
Rosilene Luduvico, Sol, 2009_Oil and glitter on canvas

Com isso, nomes como Alex Flemming e Nádia Taquary ajudam a construir esse mosaico rítmico. Flemming utiliza discos de vinil para misturar biografia e música, enquanto Taquary transforma rituais em objetos de luxo e significado. Já OBastardo e Samir Dams exploram simbolismos que conectam o Norte ao resto do mundo.

Como resultado, muitos desses artistas participam pela primeira vez de uma mostra na Alemanha. Certamente, essa invasão brasileira é um convite para enxergar o ritmo como uma força radical que molda corpos e futuros. Mayara Ferrão, José Gomes e Rosilene Luduvico completam esse time de estrelas que está fazendo história.

Você acredita que a arte brasileira é a nossa melhor forma de exportação?

Quer ficar por dentro de tudo sobre a exposição Rhythm & Soul? Siga o @bastidorestv e receba as novidades em primeira mão.

O Bastidores da Televisão traz o melhor do entretenimento brasileiro, cultura, músicas, premiações e o que rola por trás das câmeras da TV e de outras telas desde 2012. Entrevistas com o seu ídolo, gravações e bastidores – tudo isso a distância de um clique!

PUBLICIDADE

Ícone Mais Lidas Veja também
Últimas Atualizações

PUBLICIDADE