O Festival Negritudes Globo realiza sua 2ª edição em solo baiano. Celebrando a força da ancestralidade, identidade e arte negra no audiovisual, a TV Globo promove o festival nesta quinta (24). Com programação gratuita o evento acontece na Casa Baluarte, no bairro Santo Antônio Além do Carmo.
Acompanhe a cobertura no nosso Instagram: @bastidorestv!
Entre os principais nomes que marcam presença no Festival Negritudes Globo Salvador, estão as atrizes Gabz, Edvana Carvalho e Cris Vianna. Os cantores Seu Jorge, Mariene de Castro, Márcio Victor, Melly e Luedji Luna. E os apresentadores Rita Batista e Vanderson Nascimento. Além de Everton Ribeiro, Zebrinha, Acelino Popó Freitas e Hebert Conceição.
No momento em que foi realizada a abertura, o idealizador do projeto, Ronald Pessanha, explicou como surgiu o Festival Negritudes Globo. “Nosso objetivo sempre foi colocar a presença negra no audiovisual no centro do debate. A primeira edição, em 2020, teve como foco os criativos da Globo. De lá pra cá, o projeto cresceu — assim como o reconhecimento dessa pauta pela sociedade.”
Um dia inteiro de cultura, debates e pertencimento

Ao propósito, das 9h às 20h, o Festival traz uma imersão potente na cultura negra com painéis, música ao vivo, oficinas e ativações, todos em diálogo com artistas, intelectuais e criadores negros. Você pode assistir o evento remotamente pelo Globoplay, g1 Bahia e Canal Futura. Dessa forma, a programação começou com uma homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê, bloco símbolo da resistência negra.
Em seguida, o recém‑criado Espaço Afro promoveu uma série de ativações e conteúdos inéditos, incluindo: apresentação da Quadrilha Junina Forró do ABC, lançamento de livro com o escritor Jessé Andarilho, painéis sobre moda afrobrasileira e carreiras negras com agentes do movimento cultural como Meninos Rei e Aline Lima (Natura).
Esta publicação está sendo atualizada em tempo real. Volte em breve ou atualize a página para acessar novos conteúdos, fotos e destaques do evento 🔄
O esporte como transformação social – como atletas podem ser agentes de transformação!
0 comentários