Lula relembra legado de Silvio Santos no lançamento do SBT News

Lula relembra legado de Silvio Santos no lançamento do SBT News
Lula relembra legado de Silvio Santos no lançamento do SBT News. Foto: Ricardo Stuckert

Durante o evento de lançamento do SBT News, nesta sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um discurso marcado por temas políticos sensíveis e memórias afetivas. O chefe de estado aproveitou a ocasião solene para comentar a revogação das sanções contra o ministro Alexandre de Moraes e relembrar um episódio dramático envolvendo o Banco Pan-Americano e Silvio Santos. A fala ocorreu diante de autoridades e da família Abravanel nos estúdios da emissora.

Bastidores da conversa com Trump e defesa do STF

O presidente classificou como uma “boa notícia” o fato de Donald Trump ter recuado nas punições impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo Lula, o líder norte-americano reconheceu que não seria justo um presidente estrangeiro punir uma autoridade brasileira por cumprir a Constituição do próprio país.

Além disso, Lula relatou detalhes de uma conversa que teve com Trump na semana passada. Quando questionado se a decisão era boa para ele pessoalmente, Lula respondeu que a medida era vital para a democracia brasileira e para o Brasil como nação. Portanto, ele celebrou o reconhecimento da soberania da Suprema Corte, afirmando que a vitória de Moraes representa a vitória das instituições nacionais.

A angústia de Silvio Santos e o Banco Pan-Americano

Em outro momento de destaque, o político recordou a influência massiva de Silvio Santos na vida dos trabalhadores, citando como os programas dominicais repercutiam nas fábricas. No entanto, ele revelou um bastidor tenso do seu segundo mandato, quando o apresentador o procurou em Brasília com medo de ser preso devido ao rombo bilionário no Banco Pan-Americano.

Na ocasião, Silvio chegou a afirmar que foi vítima de um golpe na instituição financeira. Lula contou que acionou imediatamente sua equipe econômica, incluindo o então presidente do Banco Central, para buscar uma solução legal junto ao Fundo Garantidor. Assim, o problema foi resolvido com o apresentador dando a própria TV como garantia, atitude que Lula elogiou pela transparência com o público.

Recado para o jornalismo

Por fim, Lula deixou um conselho editorial para a nova empreitada do Grupo Silvio Santos. Ele defendeu que o papel do jornalista é informar com base na verdade, doa a quem doer, sem assumir o papel de juiz. Dessa forma, ele criticou profissionais que priorizam a interpretação pessoal em vez do fato real, impedindo que o público tire suas próprias conclusões.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na televisão e nos bastidores do poder? Acompanhe o Bastidores também no Instagram: @bastidorestv!

O Bastidores da Televisão traz o melhor do entretenimento brasileiro, cultura, músicas, premiações e o que rola por trás das câmeras da TV e de outras telas desde 2012. Entrevistas com o seu ídolo, gravações e bastidores – tudo isso a distância de um clique!

PUBLICIDADE

Ícone Mais Lidas Veja também
Últimas Atualizações

PUBLICIDADE