Giuseppe Oristanio tem um desafio monumental em seu retorno aos palcos: interpretar um dos maiores gênios da literatura brasileira. O ator estrela “Pormenor de Ausência”, monólogo que retrata os últimos anos de vida de Guimarães Rosa. A peça retorna ao Rio de Janeiro para uma curta temporada no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, de 03 a 25 de novembro.
Com direção de Ernesto Piccolo e texto de Lívia Baião, o espetáculo foca no dilema humano do escritor. A trama se passa em novembro de 1967, quando Rosa enfrentava problemas de saúde, ao mesmo tempo em que se preparava para sua tão sonhada posse na Academia Brasileira de Letras.
A humanidade por trás do gênio
O texto de “Pormenor de Ausência” é resultado de uma minuciosa pesquisa de Lívia Baião nos acervos pessoais e obras do escritor. Justamente por isso, a obra dissolve as fronteiras entre biografia e ficção. O público não encontra apenas o autor genial, mas o homem obcecado pelo tema da morte e dividido pelo desejo da imortalidade da ABL.
Apesar da saúde fragilizada, o Rosa de Oristanio é um homem em franca atividade criativa. O monólogo mostra o diplomata de raciocínio afiado e comentários ferinos. Além disso, resgata o pesquisador erudito e poliglota, que viajava pelos sertões do Brasil no lombo de cavalos apenas para captar a linguagem do sertanejo.
O primeiro monólogo de Oristanio

A montagem marca um momento especial para Giuseppe Oristanio, que celebra mais de 50 anos de carreira com seu primeiro monólogo. O ator destaca que o espetáculo busca humanizar a figura lendária de Guimarães Rosa.
“Eu fiquei encantado quando Ernesto Piccolo me apresentou este texto porque a gente está falando da humanidade de um dos maiores escritores brasileiros“, revela Oristanio. “A gente conhece muito das grandes figuras por meio dos seus feitos, mas, por trás de tudo isso, existe um ser humano como qualquer outro“.
A curta temporada de “Pormenor de Ausência” acontece no Teatro Vannucci, localizado no Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52).
As apresentações serão realizadas exclusivamente às segundas e terças-feiras, às 20h, entre os dias 03 e 25 de novembro. Os ingressos custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada).
Quer ficar por dentro da agenda cultural do teatro no Rio e das novidades sobre “Pormenor de Ausência”, e receber as novidades sempre em primeira mão? Acompanhe o Bastidores também no Instagram: @bastidorestv

0 comentários