Primeiro Capítulo de ‘Volta Por Cima’ tem cenas cinematográficas, confira o bastidor!

Fabrício Boliveira nos bastidores de 'Volta Por Cima'. Foto: Globo/Beatriz Damy

O primeiro capítulo de ‘Volta Por Cima’, nova novela das sete da TV Globo, será marcado pelo uso de alta tecnologia. Na trama escrita por Claudia Souto, a história de Madalena (Jéssica Ellen) começa quando a de seu pai Lindomar (MV Bill) termina. O motorista de ônibus na Viação Formosa sai para o seu último dia de trabalho com o amigo e vizinho Jayme (Juliano Cazarré). No caminho eles decidem comprar um bilhete para concorrer a um prêmio que, por coincidência, tem o número da matrícula de Lindomar na empresa, o que chama a atenção de todos na firma.

Em casa, Madá, Tati (Bia Santana) e Doralice (Tereza Seiblitz) preparam um evento para celebrar a aposentadoria de Lindomar. A festa temática tem itens de decoração inspirados no transporte urbano, como mini ônibus, semáforos e placas de trânsito, tudo cuidadosamente preparado pela filha mais velha. Ao se dar conta de que Lindomar esqueceu seu escapulário em casa, Madá resolve encontrar o pai no ponto final para lhe entregar a joia.

Na garagem da Viação Formosa, Jão (Fabrício Boliveira) embarca com Lindomar no ônibus. No percurso até o ponto final, cruzando a Zona Sul da cidade, Gigi (Rodrigo Fagundes) também entra no veículo, já que não consegue pegar um táxi nem um carro de aplicativo para voltar para casa depois de uma festa na casa da amiga Silvinha (Lellê). Da garagem ao ponto final, a aposentadoria de Lindomar é festejada por todos que ele encontra no caminho. Madá decide seguir viagem com o pai. No caminho, ele se sente mal ao volante, o que causa um grave acidente. O ônibus desgovernado acaba ficando pendurado em um viaduto, deixando todos os passageiros em risco, e é Jão quem toma as rédeas da situação, sob o olhar atento de Madá.

Tecnologia é destaque em cena de ação de ‘Volta Por Cima’

Jéssica Ellen vive a Madá em ‘Volta Por Cima’. Foto: Globo/Manoella Mello

Em cenas que vão ao ar nos primeiros capítulos de ‘Volta por Cima’, o público sentirá toda a adrenalina vivenciada pelos passageiros do ônibus da Viação Formosa ao ficar pendurado em um viaduto. A cena foi construída com o uso de tecnologias que permitiram criar com alto grau de realismo um acidente tão complexo. O recurso do bus-led, utilizado para simular as paisagens da cidade com o veículo em movimento, foi o diferencial: mais de 150 metros quadrados de telas de LED modulares envolveram completamente o ônibus, além de dois painéis superiores com mais de 70 metros quadrados para uma iluminação realista.

Essa configuração imersiva, combinada com efeitos de computação gráfica, permitiu recriar com perfeição a movimentada paisagem urbana e trazer ainda mais realismo ao acidente. A produção da novela contou ainda com um sistema tecnológico que permitiu criar uma pré-visualização dos cenários, gerando maior controle para a direção e fotografia da trama.

Victor Oliveira: É baiano, jornalista e agente cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), aficionado por comunicação, e apaixonado pelo mundo televisivo desde criança.