O audiovisual brasileiro vive um momento de glória internacional e se prepara para dominar as telas da Alemanha. A próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) contará com dez produções nacionais na disputa por prêmios. Além disso, o país desembarca com uma comitiva de peso no European Film Market (EFM) para fechar negócios estratégicos entre 12 e 18 de fevereiro.
Essa participação robusta evidencia a diversidade estética e regional das nossas produções contemporâneas. Por isso, de acordo com André Sturm, presidente do Cinema do Brasil, esse resultado confirma a maturidade e a projeção global do nosso setor. No entanto, a expectativa é que o Brasil consolide parcerias inéditas com agentes de vendas e fundos globais ainda este ano.
Invasão brasileira no mercado europeu
Certamente, o brilho brasileiro não se limita apenas aos tapetes vermelhos das mostras competitivas do festival. Paralelamente ao evento principal, uma delegação composta por 56 empresas brasileiras marcará presença no EFM. Com isso, mais de 75 profissionais estarão envolvidos na missão de impulsionar a exportação do nosso conteúdo para o mundo todo.
Dessa forma, o apoio da ApexBrasil tem sido fundamental para conectar a criatividade nacional a oportunidades concretas de lucro. Como resultado, o país terá um estande institucional no Gropius Bau, funcionando como QG para rodadas de negócios e networking. Ou seja, o audiovisual se firma como um polo competitivo da economia criativa global através de ações estratégicas.
Conheça os filmes que representam o Brasil no Berlinale

A lista de selecionados é variada e ocupa diferentes categorias do festival, desde mostras de prestígio até produções voltadas ao público jovem. Assim, entre os destaques, temos longas como Isabel, dirigido por Gabe Klinger, e Se Eu Fosse Vivo… Vivia, de André Novais Oliveira.
Além disso, a mostra Generation traz títulos como A Fabulosa Máquina do Tempo e Feito Pipa. Portanto, confira a lista completa das obras brasileiras que estarão em exibição:
Isabel (Gabe Klinger)
Narciso (Marcelo Martinessi)
Se Eu Fosse Vivo… Vivia (André Novais Oliveira)
Nosso Segredo (Grace Passô)
A Fabulosa Máquina do Tempo (Eliza Capai)
Feito Pipa (Allan Deberton)
Papaya (Priscilla Kellen)
Quatro Meninas (Karen Suzane)
Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha (Janaína Marques)
Floresta do Fim do Mundo (Felipe M. Bragança e Denilson Baniwa)
E então, você acredita que o cinema brasileiro pode levar o Urso de Ouro este ano?
Finalmente, quer ficar por dentro de tudo sobre Cinema, Séries e Streaming? Siga o @bastidorescine e receba as novidades em primeira mão.





0 comentários