EntrevistasNovelas

Alinne Moraes fala sobre par romântico com Cauã Reymond em ‘Um Lugar ao Sol’

Alinne Moraes fala sobre par romântico com Cauã Reymond em ‘Um Lugar ao Sol’

A atriz Alinne Moraes está de volta à telinha, a partir desta segunda-feira, 08. Em ‘Um Lugar ao Sol’, a nova novela das nove da TV Globo. Alinne, cuja última novela foi ‘Além do Tempo’ em 2016, viverá a jovem Bárbara. “As pessoas, certamente, vão odiar a Bárbara. Porque ela comete muitos erros. Eu não vi muita coisa da novela, mas, pela intensidade do que eu pude viver pela pele da Bárbara, é uma grande personagem. Acho que um dos melhores que eu já fiz“, afirma a atriz.

Vindo de um histórico familiar disfuncional. Bárbara é filha do empresário Santiago (José de Abreu), irmã de Nicole (Ana Baird) e de Rebeca (Andrea Beltrão). Órfã de mãe desde criança, cresceu em uma vida de luxo, mas sem a atenção e o cuidado que tanto buscava. “A personagem é muito carente, faltaram muitas coisas na vida dela. Ela foi praticamente criada pelo irmã, um pai muito ausente. Ela teve muito pouco contato com o pai e com a mãe. Acho que até sonhos faltam nessa personagem, acho que a única certeza que ela tem é o amor pelo Renato“, revela Moraes.

Bárbara e seu amor por Renato

Alinne Moraes
Alinne Moraes vive Bárbara em Um Lugar ao Sol. Foto: Fábio Rocha/Globo

Renato é o personagem do ator Cauã Reymond, que trocará de lugar com seu irmão gêmeo Christian, também vivido por Cauã. A relação entre Bárbara e Renato será muito conturbada, ele é um rapaz irresponsável e que se deixar guiar pelas farras e bebidas. Mas tudo muda, quando Christian assume seu lugar. O “novo Renato” então, passa a ser um rapaz responsável e avesso a bebidas.

Sutilmente, Bárbara percebe que esse amor está completamente diferente, mas ela também coloca em dúvida suas percepções, conforme adianta Alinne.

“Ela realmente acredita que é o homem da vida dela. E quando há essa troca dos dois, ela finalmente tem aquilo que ela queria. O marido que ela sempre sonhou ao lado dela. Mas, ela não consegue enxergar. A realidade da Barbara é muito distorcida, sobre muitas coisas na vida dela, até sobre ela mesma”, entrega.

Para Alinne, Bárbara percebe que há algo tá errado ali, mas é tudo tão perfeito que ela prefere acreditar: “Ela vai se enganando, e começa a duvidar desses questionamentos que ela tem sobre o marido, e da própria sanidade. Ela vai ficando cada vez mais frágil“.

As percepções da autora, Lícia Manzo sobre Bárbara

Alinne Moraes
Alinne Moraes volta a telinha em ‘Um Lugar ao Sol’. Foto: Fábio Rocha/Globo

Para a autora de ‘Um Lugar ao Sol‘, Lícia Manzo, a Alinne Moraes conseguiu fazer um trabalho extraordinário na construção da Bárbara. “Essa personagem como carente da infância que é. Ela cresce como uma co-dependente. Ela é dependente de que seu parceiro amoroso se modifique para que ela possa ser feliz. Tudo que ela quer é que o Renato se modifique”, aponta a autora.

Quando Renato (Cauã Reymond) morre e Christian assume o lugar do irmão gêmeo, Bárbara chega a acreditar que seu desejo está se realizando: o novo Renato é um homem responsável, comprometido com o trabalho e que quer se casar com ela. A felicidade de Bárbara, no entanto, ainda está bem distante…

Quando um irmão toma o lugar do outro, de fato eles se modificam. Ele é outro. Mas, dentro dessa obsessão e dessa loucura dela, ela toma como mérito próprio. Então agora ele trabalha, ele não bebe mais, ele quer casar, ele quer ter filho. E ela vai enlouquecendo, ela não confia realmente mais no que ela percebe. Ela vê que tem algo errado, ele nega quinhentas vezes, ele joga a culpa nela ou na percepção dela“, completa a autora.

As surpresas que surgiram em cena

Que pontua ainda o primor e densidade que há nessa personagem, e como Alinne conduziu muito bem sua execução, indo além do Lícia esperava para Bárbara. “Eu escrevi a Barbara mais como uma pessoa desestabilizadora. Mas assistindo ela, duas coisas que foram surpreendentes pra mim. Eu me pego com muita pena dela, em muitas sequências. E acho muito engraçada também. A Alinne faz um trabalho nessa novela extraordinário. Ela faz com total entrega, ela não crítica essa personagem de maneira nenhuma”, aponta Manzo que já assistiu cerca de trinta capítulos da trama.

Além disso, a personagem de Moraes também trará ao público boas risadas. “Ela tem uma relação com a irmã muito engraçada. As duas são completamente erradas, e uma tenta bancar a madura na relação com a outra. Ela tá em várias frentes na novela”, finaliza Licia.

O trabalho de construção da personagem

Alinne Moraes
Bárbara (Alinne Moraes) em ‘Um Lugar ao Sol’. Foto: Fábio Rocha/Globo

Prestes a completar 20 anos de carreira, Alinne Moraes revela como foi o processo de construção da Bárbara de ‘Um Lugar ao Sol‘. “Eu tentei fugir de todos cliques, eu trouxe ela muito pro coração, muito pra verdade“, entrega.

A nova novela das nove da Globo, será a primeira inédita após a pandemia. E estreara com todos os seus capítulos gravados, inclusive, os desfechos finais dos personagens. Fator que para Alinne tornou-se ainda mais complexo a construção da personagem.

“É muito difícil falar sobre ela quando você está gravando e não está tendo esse retorno que a novela te dá, né? Que é o diário ali que você pode ajustar, assisti uma cena ou outra logo no começo do trabalho, e você vai ajustando. Eu até acho que vai ter coisas durante a novela que eu vou assistir e ali vou pensar, ela podia ter pegado esse caminho, ter feito desse outro jeito”.

Quer ficar sempre por dentro das novidades do mundo televisivo e receber as notícias em primeira mão direto no seu Telegram? Entre no canal do Bastidores: https://t.me/bastidorestv!

Share this post

Victor Oliveira
About the author

É baiano, jornalista e agente cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e aficionado por comunicação. Escreve sobre cultura e o mundo televisivo desde 2017. Possui MBA em Marketing e pós-graduação em Neuromarketing. victor.olv@bastidorestv.com

2 comments

  1. Eu tô mais passada ainda que a profissão da Aline Moraes e da irmã é ser herdeira, quase 30 anos na cara e nunca trabalharam

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *